Açúcar é "tão viciante quanto cocaína", alerta estudo
25/08/2017 - 16h23 em Gastronomia

 

Especialistas mostram-se preocupados com o consumo excessivo de açúcar, revelam como é viciante e alertam para sintomas de abstinência.

 

Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicines sugere que o açúcar pode ser tão viciante quanto à cocaína, o que significa que pode provocar ânsias, vontade de comer sem parar e sintomas semelhantes aos que surgem a um toxicodependente em abstinência - como depressão e distúrbios comportamentais. 

 

Os especialistas estão preocupados com o consumo excessivo de açúcar, especialmente nas crianças, uma vez que o consumo médio é cerca de três vezes superior ao recomendado – a dose diária recomendada é de 90 gramas para um adulto com uma dieta diária de duas mil calorias.

Este consumo excessivo pode levar a obesidade, cáries, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

 

Para o seu estudo os investigadores do Saint Luke's Mid-America Heart Institute analisaram pesquisas anteriores sobre o açúcar e a dependência e concluíram que o açúcar refinado e as drogas opiáceas despertavam uma resposta semelhante do sistema de recompensa do cérebro, ambos levando o cérebro a liberar dopamina e outras substâncias de indução de prazer.

 

Quando o corpo se habitua a esta resposta, necessita de doses cada vez maiores, levando à dependência.

 

Redação com British Journal of Sports Medicines

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Publicidade4
Publicidade